I Feira de Trocas de Brinquedos de Conselheiro Lafaiete
Com a finalidade de se discutir o excesso de consumo, o CEDECA-MG articulou debates com alunos do curso de Pedagogia e Educação Física sobre a temática na Faculdade Santa Rita, de Conselheiro Lafaiete, e elaboramos o projeto de ocupação de um espaço público da cidade para a realização de uma feira de trocas.
Assim, nasceu a 1ª Feira de Trocas de Brinquedos de Conselheiro Lafaiete, espaço de discussão e reflexão sobre o consumo, apoiado pela política pública de cultura da cidade. No dia 10 de outubro de 2015, das 13h às 17h, contando com cerca de 20 voluntários (fora os que, anonimamente, nos ajudaram na divulgação, na torcida, na crença de que tudo daria certo), aconteceu em Conselheiro Lafaiete, um importante evento de crítica ao consumismo. Passaram pelo evento, cerca de 100 pessoas, o que foi uma conquista, para uma cidade onde o dinheiro circula de forma fácil e sem muita reflexão. Levaram histórias para contar...
O evento ainda não foi uma alternativa a um Dia de Compras. O convite pareceu ainda inusitado a uns pais, que foram à feira, mas já conversavam com seus filhos sobre o que iriam comprar depois da feira, em comemoração ao Dia das Crianças. Outros estavam retornando das lojas com suas aquisições (aparelhos telefônicos móveis, que de telefonia, pouco tem) e passaram para conhecer um pouco da proposta.
Ficará um gostinho da Feira, nas mãos das crianças que receberão os brinquedos doados – que farão parte dos brinquedos arrecadados para o Natal Rural de Conselheiro Lafaiete e irão para comunidades carentes de Conselheiro Lafaiete (retirar o restante do texto).
Reflexão, sustentabilidade e compartilhamento. Que venham outras Feiras de Trocas!