top of page

"Para nós pensar. Pensar no passado e fazer o futuro" - Cineclube Maruge na Medida!


O filme "Na quebrada" exibido no centro Socioeducativo Santa Terezinha, em Belo Horizonte, dia 27 de agosto de 2016 contou com a estreia de uma cortina instalada, especialmente, para que a qualidade da exibição fosse melhor. Ah! E teve pipoca, suco geladinho e risos durante a sessão. Esforços da equipe da Unidade reconhecidos pelo Cedeca-MG.

Pela manhã, contamos com a presença da equipe de profissionais da Unidade e, à tarde, em duas sessões, tivemos a participação de 14 adolescentes.

A conversa com os adolescentes apontou para a dificuldade da maioria deles eleger um sonho, ainda que pequeno.

Ao final de cada exibição, reflexões foram feitas, aqui transcritas da forma como foram ouvidas.

- ... “adversidade existe, mas o sonho também tem que existir. São os sonhos que alteram a nossa realidade.

- Meu sonho é ser o “patrão” da serra.

- No nosso trabalho, quando acontece uma situação de violência, não refletimos sobre isto. Nosso foco é atuar. Agimos apenas. Aqui pude pensar nessas situações. O quanto mexem com todo mundo.

- Meu perrengue é saudade.

- Foi importante para eu ver que não posso ter preconceito com esses meninos e nem com suas famílias. Não posso julgá-los. Tem muita gente fazendo o que é certo e ainda assim as coisas acontecem.

- Meu sonho é sair daqui.

- Aprendi que pensar num sonho, que posso realizar sem ter que pagar por ele é muito difícil.Vou usar isso nos meus atendimentos.

- Não tinha sonho, só queria sair da favela. E venci!

- A mídia provoca o desejo de ter a qualquer preço.

- Meu perrengue é estar privado de liberdade e de espiritualidade.

- Não posso olhar para os meninos e naturalizar. Achar que é assim mesmo, porque de onde eles

vieram e o que tiveram, fizeram-nos assim, não é o caminho certo. Tenho que provocá-los a fazer diferente.

- Meu sonho é sair daqui com a cabeça diferente.

- Meu perrengue é a cadeia.

- O filme dá uma iniciativa para nós pensar. Pensar no passado e fazer o futuro”


Postagens
Postagens Recentes
Arquivo
Perquisa por tags:
Nenhum tag.
Acompanhe-nos no Facebook
  • Facebook Basic Square
bottom of page