top of page

Cineclube Maruge - "Você tem fome de quê?"

Cada vez mais saúde e alimentação são temas importantes para a infância e adolescência.

Em fevereiro, convidados pela Clínica Santo Antônio para a Semana do Trabalho, em Conselheiro Lafaiete, levamos o Cineclube Maruge.

Teve música, filme, lanche, bate-papo!

Os funcionários assistiram o documentário "Muito Além do peso", que entrevista crianças, famílias e especialistas de diversas áreas sobre o dia a dia dos encontros e desencontros entre apetite, educação, alimentos, publicidade, saúde, enfermidades, cultura.

Um filme rico e comovente que apresenta informações pouco divulgadas, histórias em andamento.

Toda criança conhece uma batata ao vivo e à cores? Sabia que não?? Mas, batatinha frita na sacola é sucesso entre elas! E dizem: "ahhh!! não dá para competir fruta com um salgadinho!"

E por que o refrigerante faz tanto sucesso? Uma menina, no filme, diz: "mas, a gente abre a felicidade, né?" Sim, é isso mesmo que a propaganda canta em cenas coloridas e cheias de gente feliz de aspecto saudável.

No documentário, perguntada sobre se tem de medo de alguma coisa, uma menina de 12 anos responde com voz doce: "não, só da glicose baixar durante a noite e eu não acordar mais".

Todas estas crianças tem algum problema de saúde relacionado à alimentação que lhes traz impactos não só clínico-médicos, mas também sociais e afetivos.

A conversa foi boa e cheia de lembranças de pratos, alimentos e bebidas saborosas que fazem parte de nossas histórias e que parecem pouco importantes quando comparadas com o que a TV, a internet apresentada como o desejável e "chique".

Uma das participantes também comentou como é difícil mudar hábitos alimentares com tanta propaganda e com o nosso paladar já acostumado com estes produtos que estão aí e são até mais baratos do que alimentos mais saudáveis. Além disto, outra pessoa lembrou, até as escolas têm em suas cantinas estes produtos.

Uma das especialista avisa: "a alimentação também está submetida aos valores simbólicos do que é importante, tem valor social. Oferecer aos filhos o que há de melhor é o desejo dos pais, mas isso precisa de discernimento sobre o que realmente faz bem a eles."

O fato é que fast foods que vendem alimentos atrelados a brinquedos, propagandas que mentem sobre o valor nutricional de seu produto cometem um crime contra a saúde da criança.

É trabalhoso, mas vale retomar antigos hábitos alimentares.


Postagens
Postagens Recentes
Arquivo
Perquisa por tags:
Nenhum tag.
Acompanhe-nos no Facebook
  • Facebook Basic Square
bottom of page